Retratos de um percurso
Chegar ao fim desta jornada provoca muitas reflexões...
MEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Penso que minha trajetória nos ciclos de PBL foi bastante ativa, vivenciei todas as etapas com muita intensidade, desde a crítica ao modelo instrumental do Prof. Inácio até o desenho de um jogo híbrido para o ensino superior e o mapa cartográfico. As atividades exigiram muita mobilização e tempo.
Duarante minha trajetória na disciplina muitas coisas boas aconteceram, encarei como oportunidades e tive que me adaptar a novas funções: saí de sala e fui lotado na Secretaria Municipal de Educação para atuar como Técnico de Acompanhamento Pedagógico, com a missão de fazer a articulação do Compromisso Nacional Toda Matemática e também para ser membro da comissão organizadora do Plano de Educação Digital e Inovação Pedagógica de Maceió
Contudo, esse novo momento exigiu nessa reta final mais do meu tempo e até me reorganziar a disciplina já estava chegando ao seu fim. Consegui dar continuidade à escrita da pesquisa e apresentá-la ao meu orientador e grupo de pesquisa, às leituras, às atividades do PBL e às outras disciplinas do mestrado.
Quanto ao artigo, tive muitas dúvidas quanto ao que iria escrever, então vivenciei os momentos de PBL até ser tocado por uma temática, só que isso ocorreu apenas no final da disciplina, então preciso de um pouco mais de tempo para que possa concluí-lo e submetê-lo, caso eu tenha um novo prazo.
A DISCIPLINA
Penso que a estrutura pedagógica desta disciplina foi assertiva, tanto na escolha metodológica do PBL quanto na incorporação do portfólio. Proporcionou-me um posicionamento crítico em relação a situações que envolvem o meu campo de estudo, em investigar o problema e pensar em alternativas a partir da imersão nas leituras e nos diálogos.
Além da criticidade, os temas propostos forçaram um aprofundamento teórico, o que proporcionou mais rigor científico à minha fundamentação teórica na escrita da dissertação.
O MEDIADOR
No meu ponto de vista, a atuação do professor foi fundamental para a concretização das ações durante a disciplina. E, como professor, sei que fazer isso sem anular nossa autonomia é muito difícil. Houve também muita sensibilidade por parte dos mesmos, entendendo que o caminho de aprendizado é atravessado por vários desafios, mas com a cobrança devida ao lugar que ocupamos.
O QUE CARREGO DAQUI?
Carrego o crescimento pessoal, profissional e principalmente como pesquisador, pois tive a oportunidade de estar rodeado de pessoas que agregaram bastante à minha trajetória acadêmica. Obrigado(a), professor e colegas, por proporcionarem esse momento de aprendizado e conquista.
Comentários
Postar um comentário